Durante muito tempo, a masturbação foi classificada por várias sociedades como uma prática imoral e prejudicial, mas isso não podia estar mais longe da verdade. Poucas pessoas sabem que a masturbação pode trazer inúmeros benefícios para a saúde. No texto apresentamos 5 benefícios que a masturbação pode trazer para a saúde do homem.
Benefícios da masturbação para a saúde do homem
1 – Reduz o risco de problemas de ereção
Quando o pavimento pélvico começa a perder tónus muscular, as hipóteses de problemas de ereção e incontinência urinária aumentam, e a masturbação ajuda a fortalecer os músculos desta área do corpo
2 – Melhora a imunidade do organismo
De acordo com alguns estudiosos, masturbar-se constantemente pode aumentar a produção de anticorpos, o que consequentemente aumenta a imunidade. Isto porque a ejaculação aumenta os níveis de endorfinas endógenas e cortisol (“hormona do stress”), melhorando a regulação do sistema imunitário e ajudando a prevenir doenças.
3 – Melhora a consciência corporal
Ao masturbar-se, o homem fica a conhecer melhor os seus pontos mais sensíveis, excitáveis e dolorosos, bem como os sinais pré-orgasmo, o que pode melhorar a qualidade e a segurança da relação sexual.
4 – Melhora o humor
A masturbação também liberta endorfinas (neurotransmissores), citocinas (substâncias que modulam a resposta imunitária), substâncias que aumentam as sensações de prazer, relaxamento e sono, que consequentemente ativam os circuitos de recompensa, deixando-o mais relaxado, feliz, energizado e de bom humor.
5 – Reduz o risco de cancro da próstata
De acordo com um estudo da Universidade de Harvard publicado no Journal of the American Medical Association, os homens que ejaculam mais de 21 vezes durante o mês reduzem o risco de desenvolver cancro da próstata em 33%, em comparação com aqueles que ejaculam apenas três ou quatro vezes. Como nem sempre é fácil atingir este valor com o sexo, a masturbação pode ajudar. No entanto, ainda são necessários mais estudos para tirar conclusões definitivas. Não se deixe intimidar se estiver a sofrer de falta de ereção, disfunção erétil ou impotência sexual. Procure a ajuda de um especialista para resolver o problema.